FISIOTERAPIA MOTORA
NA AME

A Fisioterapia Neurofuncional - mais conhecida como Fisioterapia Motora – é um dos pontos chave no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal. Este curso aborda os principais temas envolvidos na reabiltação destes pacientes, baseado nas diretrizes internacionais de tratamento. Serão abordados conteúdos que compreendem desde a avaliação cinético- funcional subjetiva , às escalas de avaliação, planejamento terapêutico e ferramentas de reabilitação voltadas para cada subtipo de apresentação clínica, o que facilita a retenção do profissional e aplicação direta em sua prática clínica. O curso conta com a participação de professores conhecidos nacional e internacionalmente em reabilitação da AME, por sua expertise acadêmica e/ou clínica. A curadoria do conteúdo foi feita com base nas principais evidências científicas encontradas atualmente na literatura. Além das aulas que agregam a experiência dos professores, os materiais de apoio atualizados são um caminho certo para quem deseja aprender e se atualizar na área.

Inscrições Encerradas.
Deixe aqui os seus dados
para lista de espera.

OBJETIVOS DO CURSO

• Capacitar profissionais fisioterapeutas para uma adequada atuação e raciocínio clínico do ponto de vista dos cuidados motores.

• Oferecer conteúdo científico e atualizado, com base nos principais consensos científicos e na experiência clínica dos profissionais ministrantes, que são referência nacional em suas áreas de atuação.

• Possibilitar, através de conteúdo prático com adequado raciocínio clínico, que o profissional tenha capacidade de atuar de forma imediata e eficaz.

PÚBLICO ALVO

• Fisioterapeutas que atuam ou têm interesse em atuar com pacientes com AME, seja o profissional recém-formado ou aquele já com experiência clínica que busca aprimoramento, atualização ou reciclagem.

• Estudantes de Fisioterapia.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso de Fisioterapia Motora na AME é de 16 horas, entre aulas teóricas e práticas, gravadas e ao vivo. Dentro desta carga horária, já estão inclusas 6 horas de treinamento em escalas motoras.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado (16 horas) aos inscritos que concluírem o curso.

INSCRIÇÕES

Ao se inscrever em um de nossos cursos, você está apoiando os projetos do INAME, como o Mutirão e o Projeto RespirAME. Saiba mais sobre eles aqui.

COORDENAÇÃO

Patricia
Dra. Patricia Crippa
Doutora em Controle Motor Especialista em fisioterapia neurofuncional na saúde da criança e do adolescente (Conselho Federal de Fisioterapia). Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Comitê Científico do INAME.

PROFESSORES

Patricia
Dra. Patricia Crippa
Doutora em Controle Motor Especialista em fisioterapia neurofuncional na saúde da criança e do adolescente (Conselho Federal de Fisioterapia). Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Comitê Científico do INAME.
elena-flag
Dra. Elena Stacy Mazzone
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Bologna, Italia. Master trainer em escalas motoras para ensaios clinicos em atrofia muscular espinhal. Fisioterapeuta e Pesquisadora em doenças neuromusculares do Departmento de Neurologia Pediátrica - Universidade Católica de Roma.
Isabela
Dra. Isabela Anequini
Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Reabilitação pela USP.Especialização em Doenças Neuromusculares pela UNIFESP.
Formação pelo Método PediaSuit.Professora convidada da Pós graduação de Intervenção Terapêutica nas Doenças Neuromusculares da Unifesp.
16 anos de experiência no tratamento fisioterapêutico neurofuncional nas Doenças Neuromusculares.
Cristina Iwabe
Dra. Cristina Iwabe
Fisioterapeuta formada pela USP, especialista em neurologia infantil pela Unicamp, pós doutora em Neurologia e Neuromuscular pela Unicamp, pesquisadora colaboradora do Setor de Doenças Neuromusculares da Unicamp, fisioterapeuta e diretora clínica do Neren (Núcleo de Estudos e Reabilitação Neurológica) em Campinas/SP, speakers das indústrias farmacêuticas PTC, Biogen, Novartis e Roche, docente de cursos de pós graduação em fisioterapia da área da neurologia em Campinas, Goiânia, Campo Grande, Santos; capacitada pelos Métodos Bobath, kabat, Integração Sensorial, BRMT, crochetagem mioaponeurórica, therapy taping e neuromodulação não invasiva; instrutora nível I do Método Therapy Taping, e instrutora do treinamento da Escala MFM no Brasil.
Cristiane Oliveira
Dra. Cristiane Mattos de Oliveira
Doutora em Ciências (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Ciências (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade do Rio de Janeiro (2005) e graduada em Fisioterapia pela UFRJ em 2000.  Especialista no Conceito Neuroevolutivo Bobath em processo de formação de Instrutora. Experiencia na área de Fisioterapia Pediátrica, com ênfase em Fisioterapia Neuropediatrica atuando em desenvolvimento infantil, desenvolvimento neuromotor, doenças neuromusculares, doenças raras e infância. Formação na Prática Psicomotora Aucouturier. Atualmente é Fisioterapeuta e pesquisadora do Hospital Infantil Albert Sabin/Ceará.
graziella
Dra. Graziela Jorge Polido
Graduação em Fisioterapia pela Uniararas, especialização em neurologia infantil pela Unicamp e é mestre em Ciências da Reabilitação pela USP. É fisioterapeuta do ambulatório de atrofia muscular espinhal do Hospital das Clínicas de SP e fisioterapeuta sócia/proprietária do Alegra Espaço Terapêutico. @alegraespacoterapeutico
Juliana - Copia
Dra. Juliana Ianicelli
Fisioterapeuta, graduada pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.Cursou o programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp. 
Atua na área da Fisioterapia Neurofuncional e nas Doenças Neuromusculares. 
Possui publicações no Congresso Internacional de Atrofia Muscular Espinhal- Cure SMA (Conference/www.curesma.org).
Integra o grupo de pesquisa clinica do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP nos estudos com medicações para Atrofia Muscular Espinhal. Possui treinamentos específicos para aplicação das escalas motoras.
Rodrigo-de-Holanda
Dr. Rodrigo de Holanda
Médico Neurologista com Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Assistente do grupo de Doenças Neuromusculares e Miopatias do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador e médico assistente do Grupo de Estudos em Atrofia Muscular Espinhal do Hospital das Clínicas da FMUSP. Neurologista do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Comitê Científico do INAME.
horas de conteúdo
aulas
professores
dias de acesso

CONTEÚDO DO CURSO

- Aspectos que devem ser abordados na avaliação de acordo com as diretrizes internacionais publicadas por Mercuri e colaboradores em 2018,

- Aspectos que devem ser abordados no tratamento dos pacientes não sentantes, sentantes e deambulantes.

- Características dos pacientes

-Escalas funcionais mais utilizadas

- consequências da imobilidade

- Principais aspectos da anamnese

- Principais aspectos da avaliação musculo-esquelética

- Principais aspectos da avaliação funcional subjetiva.

- considerações clínicas

- como interpretar os dados da avaliação

- como utilizar os resultados das escalas funcionais no planejamento terapêutico

- considerações gerais

- aplicação clínica

- considerações gerais

- aplicação clínica

- considerações gerais

- aplicação clínica

- considerações gerais

- aplicação clínica

- considerações gerais

- aplicação clínica

-Causas de deformidades e luxações e subluxações na AME.

-Principais alterações musculoesqueléticas e deformidades na AME.

-Tipos de alongamentos mais utilizados, cuidados e recomendações.

-Técnicas de mobilizações articulares, cuidados e recomendações.

-Recomendações de posicionamento ao paciente AME.

- principais alterações biomecânicas nos pacientes,

-tipos de órteses,

- tipos de coletes,

- principais dispositivos auxiliares usados pelo pacientes com AME.

-Métodos e técnicas utilizados no tratamento  

-Atualização científica  

-Casos clínicos ilustrativos

- Métodos e técnicas utilizados no tratamento  

- Atualização científica  

- Casos clínicos ilustrativos