FONOTERAPIA
NA AME

O Curso abordará a atuação do fonoterapeuta em pacientes com AME, na perspectiva recente dos novos medicamentos.
Recebemos diariamente inúmeras dúvidas e dificuldades de equipes multidisciplinar no manejo dos pacientes com AME, seja em ambiente domiciliar ou hospitalar. A capacitação profissional específica se torna necessária para garantir uma abordagem adequada e o sucesso do tratamento.
O conteúdo programático pretende estimular reflexões entre a prática clínica e as evidências científicas, além de envolver e engajar um grupo cada vez maior de profissionais para trocas colaborativas e formação de rede para crescimento da fonoterapia nessa área de atuação.

Inscrições Encerradas.
Deixe aqui os seus dados
para lista de espera.

OBJETIVOS DO CURSO

• Capacitar profissionais fonoaudiólogos para uma adequada atuação e raciocínio clínico no atendimento de pacientes com AME .

• Oferecer conteúdo científico e atualizado, com base nos principais consensos científicos e na experiência clínica dos profissionais ministrantes, que são referência nacional em suas áreas de atuação.

• Possibilitar, através de conteúdo prático com adequado raciocínio clínico, que o profissional tenha capacidade de atuar de forma imediata e eficaz.

PÚBLICO ALVO

• Fonoterapeutas que atuam ou têm interesse em atuar com pacientes com AME, seja o profissional recém-formado ou aquele já com experiência clínica que busca aprimoramento, atualização ou reciclagem.

• Estudantes de Fonoaudiologia.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso de Fonoterapia na AME é de 07 horas, entre aulas teóricas e práticas, gravadas e ao vivo.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado (7 horas) aos inscritos que concluírem o curso.

INSCRIÇÕES

Ao se inscrever em um de nossos cursos, você está apoiando os projetos do INAME, como o Mutirão e o Projeto RespirAME. Saiba mais sobre eles aqui.

PROFESSORES

luciana
Dra. Luciana de Valois Calabria
Fonoaudióloga, mestranda pela UFPE. Formação em neuropsicologia, Certificada Centro Hanem. Formação em Bobath Pediátrico, Pediátrico avançado, Bobath baby e Baby avançado. Pecs, PROMPT, Knesio tapping. Atuou como Supervisora de reabilitação na AACD por aproximadamente 20 anos. Fonoaudióloga do RARUS (Centro de Doenças Raras de Recife) e consultório particular. Atua na área de linguagem, disfagia, neuropediatria e distúrbio alimentares.
adriana
Dra. Adriana Peres
Fonoaudióloga especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Graduação e aperfeiçoamento em Comunicação Suplementar e Alternativa pela PUC/ SP. Membro da ISAAC BRASIL e do Comitê de Comunicação Suplementar e Alternativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Rodrigo-de-Holanda
Dr. Rodrigo de Holanda
Médico Neurologista com Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Assistente do grupo de Doenças Neuromusculares e Miopatias do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador e médico assistente do Grupo de Estudos em Atrofia Muscular Espinhal do Hospital das Clínicas da FMUSP. Neurologista do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Comitê Científico do INAME.
horas de conteúdo
aulas
professores
dias de acesso

CONTEÚDO DO CURSO

- Quadro Clínico

- Fisiopatologia

- História natural da doença

- Novos fenótipos

- Relação entre o desenvolvimento motor global e o desenvolvimento motor oral

- Desenvolvimento motor oral na AME

- Repercussões respiratórias na AME

- Objetivos da Avaliação Fonoaudiológica

- Aspectos da avaliação fonoaudiológica

- Fonoterapia e suas considerações

- Diferença entre fala, comunicação e linguagem

- Comunicação Suplementar e Alternativa ( CSA) : quando e como utilizar.

- Recursos de baixa e alta tecnologia 

- A importância de bons  parceiros de comunicação no dia a dia da pessoa com AME